Games X Jornalismo
Total tendência apresenta um novo formato de jornalismo para vocês.
Quem é que não gosta de aprender algo brincando. Pensando em nossos leitores queridos, descobrimos que o jornalismo não precisa mais ser sisudo, chato ou até sem graça com textos cansativos.
A nova moda é Newsgames, mas afinal o que é isso?
São jogos eletrônicos baseados em acontecimentos reais e em aspectos do jornalismo e das notícias. Mas essa história de game informativo não é nova. A ideia já existia em jornais e revistas, com as palavras cruzadas, charges e cartoons informativos. Mas, o princípio ativo dos NewsGames começou com os infográficos.
Exemplo de infográfico da Superinteressante.
O pioneirismo coube ao site do jornal espanhol El Mundo. Aliás, o jornal El Pais foi o responsável pela publicação de um dos primeiros NewsGames – o Play Madrid, criado pelo designer de jogos, Gonzalo Frasca.
Esse gênero de jogos eletrônicos é geralmente baseado em histórias e acontecimentos reais, mas os newsgames também podem oferecer experiências fictícias baseadas em fontes reais, no Brasil o gênero tem sido usado em sites de publicações como Superinteressante.
O Newsgame Filosofighters da Superinteressante, inclusive, atingiu repercussão internacional numa apuração que explicava conceitos básicos de filosofia através de um jogo de luta. Seus personagens são Marx, Platão, Maquiavel e outros. As armas utilizadas nesse jogo são os pensamentos e ideais de cada filosofo e no que acreditavam.
Exemplo Marx.
A indústria dos jogos digitais e videogame é atualmente uma das que mais cresce na área do entretenimento. Em termos de investimentos e lucratividade, as empresas de jogos já faturam mais do que a indústria cinematográfica. Lembrando que nem todo Newsgames pode ser considerado conteúdo jornalístico deve se levar em conta as características de informação apresentadas nos jogos.
Texto
Carolina Benitez.
Referencias
0 comentários: