EMPODERAMENTO FEMININO - #DonasDaRua

maio 04, 2017 0 Comments

Turma da Mônica lança projeto para mostrar a força Feminina #DonasdaRua.


  A dentucinha mais famosa do Brasil estreou em 1963, publicada no jornal Folha da Manhã, atual Folha de São Paulo. Já no seu lançamento, mostrou sua força, Mônica mostrava personalidade forte e quebrava paradigmas nos quadrinhos de Mauricio de Sousa, que tiveram como pontapé inicial histórias dos meninos Cebolinha e Franjinha.

 “Eram os anos 60, e as mulheres começam a conquistar seu espaço. Desde as primeiras tirinhas, Mauricio já questionava a ideia de a mulher ser definida como sexo frágil, como acontecia naquele tempo.
 Poucas mulheres se formavam na universidade. E eram poucos os trabalhos considerados “adequados” para elas: professoras, enfermeiras, aeromoças entre outros. Nos esportes o futebol feminino foi proibido no Brasil entre 1941 a 1981,40 anos minha gente, cê acredita? Ainda bem que as coisas mudaram, mas infelizmente há muitos impedimentos para que as meninas tenham acesso a seus direitos e oportunidades com que sonham.
  Esse projeto da turma da Mônica é garantir que os direitos das meninas sejam respeitados, para que elas possam ser quem elas quiserem ser!


  O empoderamento das meninas está no gibi. Como parte do projeto Donas da Rua, lançado pelo Mauricio de Sousa Produções em 2016, as revistas em quadrinhos da Turma da Mônica começam a trazer novidades. No último mês, as tradicionais tirinhas da última página das revistas em quadrinhos foram dedicadas ao tema, com as várias personagens mostrando a força feminina: afinal, todas são Donas da Rua!. O projeto, tendo uma das principais plataformas de interação um site colaborativo no qual as leitoras e fãs do gibi poderão enviar depoimentos em texto ou vídeo contando como e por que se sentem empoderadas, foi inspirado no trabalho da ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), organização que a Mauricio de Souza Produções recentemente se tornou signatária, orgulhosamente compactuando com o trabalho que visa, entre outras questões, eliminar a discriminação contra mulheres e meninas. 
  Para a executiva e inspiradora da principal personagem da Turminha, Mônica Sousa, esse foi um momento marcante na história da empresa. 
 "Temos uma família de matriarcas, de mulheres extremamente fortes. Sou a filha que serviu de inspiração para a personagem que se transformou num símbolo de força feminina e que é vista por muitos como símbolo da luta das mulheres por oportunidades iguais. Como diretora-executiva [da Mauricio de Sousa Produções, sei que ainda represento uma minoria no mundo. Mas, com esse projeto, poderemos mostrar para as meninas que elas podem ter e exigir as mesmas oportunidades, os mesmos direitos que os meninos."

            Conheça os 10 fundamentos das Donas da Rua:


  Que a Mônica é forte e dona de si, todo mundo já sabe. Resta saber se você vai aderir e embarcar nessa campanha seja a Dona da Rua. Nós do Total Tendência não queremos ficar caladas diante disso. Somos totalmente favoráveis às discussões que envolvam o empoderamento feminino, à aceitação do feminismo sem discriminação, Então achamos que seria ótimo fazer esse post.

Agora que você já descobriu vem ser uma Dona da Rua.

Unknown

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

0 comentários: