EMPODERAMENTO FEMININO - #DonasDaRua
Turma da Mônica lança projeto para mostrar a força Feminina #DonasdaRua.
A dentucinha mais famosa do Brasil estreou em 1963, publicada no jornal Folha da Manhã, atual Folha de São Paulo. Já no seu lançamento, mostrou sua força, Mônica mostrava personalidade forte e quebrava paradigmas nos quadrinhos de Mauricio de Sousa, que tiveram como pontapé inicial histórias dos meninos Cebolinha e Franjinha.
“Eram os anos 60, e as mulheres começam a conquistar seu espaço. Desde as primeiras tirinhas, Mauricio já questionava a ideia de a mulher ser definida como sexo frágil, como acontecia naquele tempo.”
Poucas mulheres se formavam na universidade. E eram poucos os trabalhos considerados “adequados” para elas: professoras, enfermeiras, aeromoças entre outros. Nos esportes o futebol feminino foi proibido no Brasil entre 1941 a 1981,40 anos minha gente, cê acredita? Ainda bem que as coisas mudaram, mas infelizmente há muitos impedimentos para que as meninas tenham acesso a seus direitos e oportunidades com que sonham.
Esse projeto da turma da Mônica é garantir que os direitos das meninas sejam respeitados, para que elas possam ser quem elas quiserem ser!
O empoderamento das meninas está no gibi. Como parte do projeto Donas da Rua, lançado pelo Mauricio de Sousa Produções em 2016, as revistas em quadrinhos da Turma da Mônica começam a trazer novidades. No último mês, as tradicionais tirinhas da última página das revistas em quadrinhos foram dedicadas ao tema, com as várias personagens mostrando a força feminina: afinal, todas são Donas da Rua!. O projeto, tendo uma das principais plataformas de interação um site colaborativo no qual as leitoras e fãs do gibi poderão enviar depoimentos em texto ou vídeo contando como e por que se sentem empoderadas, foi inspirado no trabalho da ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), organização que a Mauricio de Souza Produções recentemente se tornou signatária, orgulhosamente compactuando com o trabalho que visa, entre outras questões, eliminar a discriminação contra mulheres e meninas.
Para a executiva e inspiradora da principal personagem da Turminha, Mônica Sousa, esse foi um momento marcante na história da empresa.
"Temos uma família de matriarcas, de mulheres extremamente fortes. Sou a filha que serviu de inspiração para a personagem que se transformou num símbolo de força feminina e que é vista por muitos como símbolo da luta das mulheres por oportunidades iguais. Como diretora-executiva [da Mauricio de Sousa Produções, sei que ainda represento uma minoria no mundo. Mas, com esse projeto, poderemos mostrar para as meninas que elas podem ter e exigir as mesmas oportunidades, os mesmos direitos que os meninos."
Conheça os 10 fundamentos das Donas da Rua:
Que a Mônica é forte e dona de si, todo mundo já sabe. Resta saber se você vai aderir e embarcar nessa campanha seja a Dona da Rua. Nós do Total Tendência não queremos ficar caladas diante disso. Somos totalmente favoráveis às discussões que envolvam o empoderamento feminino, à aceitação do feminismo sem discriminação, Então achamos que seria ótimo fazer esse post.
Agora que você já descobriu vem ser uma Dona da Rua.
0 comentários: